segunda-feira, 31 de maio de 2010

Lar doce lar

Se você acha que sua casa é pequena, é porque não tem a criatividade do arquiteto chinês Gary Chang, de Hong Kong. Enquanto morava com a família, Gary vivia em um apartamento de dois cômodos: os pais ficavam em um quarto, as irmãs em outro e ele, no corredor, que também fazia as vezes de sala.
Hoje, ele mora em um apartamento com 24 cômodos em pouco mais de 30m². Sua grande sacada foi fazer paredes móveis, que possuem rodinhas e se deslocam por trilhos instalados no teto.
Além de ocupar pouco espaço, a ideia também contribui com o meio ambiente, graças aos espelhos instalados no teto que, não só disfarçam os trilhos e dão a impressão de que o ambiente é maior, como aproveitam melhor a luz natural que entra pela única janela. Um filtro alaranjado nas venezianas também intensifica o efeito da luz que vem de fora e torna o local mais aconchegante.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Primeiros cliques

O curso de fotografia já começou a render frutos, digo, fotos. Ainda são muito primárias, sem elaboração, mas já me deixam feliz.
Para organizá-las, criei uma galeria no Flickr. Como qualquer iniciante, tem muita imagem de natureza, exercício mais comum no curso, e da Teca e do Tom, meus cat models.
Quer ver? Entre em aqui.

domingo, 23 de maio de 2010

Arco e flecha

Eu adoro épicos (os bem feitos, é claro), sou fã do Ridley Scott e completamente apaixonada pelo Russell Crowe (isso Freud explica!). Então, Robin Hood foi diversão garantida para mim. Não chega a ser um Gladiador, mas a fotografia belíssima, a narrativa bem amarrada e o charme canastrão de Crowe valeram a pipoca.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Nas férias

Muita gente acha que tirar férias e não viajar é um desperdício. Eu não concordo. É claro que conhecer novos lugares é muito bom, mas às vezes é preciso ficar sem absolutamente nada para fazer, sem horários, sem compromissos.
Foi isso que fiz este ano. Fiquei por aqui pelo Rio e aproveitei para só fazer o que gosto.
Como toda mulher, passei a primeira semana ainda naquela neura de arrumar coisas que estavam pendentes: organizar documentos, fazer aquela limpeza no armário para separar o que não era mais usado, mudar a decoração, colocar o carro na revisão...
Mas foi só. A partir daí decidi me desligar de qualquer coisa que significasse compromisso, o que incluiu até trancar a academia por 15 dias para não ter que me preocupar com horários. Usei o meu tempo para dormir até a hora que quis, cuidar de mim, gargalhar, rever amigos queridos (alguns que estavam fora do país e que acabaram de voltar, outros que sempre estiveram por perto mas que a correria do dia a dia impedia de ver).
Um desses reencontros, com a Carol Camanho, rendeu inclusive uma sessão de fotos incríveis com os gatos que estão lá no Teca Sapeca. E despertou em mim uma vontade incontrolável de sair da inércia de anos e finalmente estudar fotografia. Já comecei o curso e comprei uma máquina decente. Agora é hora de praticar e me sentir segura de mostrar o resultado dos meus devaneios fotográficos.

OBS: Cometi um único pecado nas férias, quer dizer, antes delas. Disse para o pessoal do trabalho que ficaria no Rio. O resultado foram alguns e-mails e telefonemas inconvenientes que nem assim me tiraram o bom humor. Já aprendi. Da próxima vez, vou dizer que viajarei para um monastério budista nas montanhas do Nepal, onde não tem energia elétrica e nem antena de celular.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Victoria e a Chapeuzinho Vermelho



Este final de semana fui para Porto Alegre para matar a saudade da minha sobrinha. Levei na bagagem as personagens da história da Chapeuzinho Vermelho, desenvolvidas pela artista plástica Denise Brandt, da Desenho Bom.
Foi um sucesso total! Ao me ver destacando os bonecos de papel da cartela, Victoria, que está com 2 anos e 5 meses, imediatamente começou a identificar cada um e não largou mais o Lobo Mau, que, pelo visto, é o verdadeiro protagonista da história para ela.