terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Salve Sebastião

Hoje é dia de São Sebastião, o santo que deu nome a essa cidade liiinda onde nasci e vivo por opção e paixão. Ele é o nosso padroeiro e eu desconfio que esse privilégio deve ter lhe rendido muita inveja nos reinos do Céu. Para homenageá-lo, pego emprestadas as palavras do meu amigo Jacinto Corrêa, no poema Oratório, do livro Poemas Simples.

Oratório

"A mesma sensualidade cristã
O mesmo corpo reverenciado por fiéis e ateus
A mesma pele suavemente colorida de branco
Os mesmos olhos que parecem conhecer os desejos de Deus.
É verdade que não tem flechas
nem provoca pedidos de cura e graça
Também não carrega milagres sob o curto manto
ou pode atender às promessas e novenas dedicadas.
Mas o homem que hoje comunga comigo
reencarnado por tanta beleza
é São Sebastião
a quem nunca rezei
a quem sempre quis
a quem finalmente me dou
de corpo, alma e poesia."

Um comentário:

Anônimo disse...

oi Andreia
Navegando pela rede encontrei o seu blog . Bem gostoso de ser lido . O nome também é bem pertinente. Lendo seu post sobre o dia de São Sebastião....Não sei se vc sabe mas o Rio não tem esse nome por causa do santo embora este seja o seu padroeiro. Também tenho um blog ( uma sala de aula virtual)onde postei no dia do santo e comentei sobre o assunto , se vc desejar dá uma passadinha lá , ok
salacristinageo.blogspot.com
parabéns pelo blog
cristina Ramos