segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A polêmica continua...

Pra quem não conseguiu ver o filme da DM9 para a WWF antes do You Tube tirar do ar, aí vai mais uma tentativa.



O presidente da DM9DDB, Sérgio Valente, publicou uma carta no site da agência em que pede desculpas pela campanha que criou polêmica nos Estados Unidos e na internet porque mostra vários aviões caindo sobre a ilha de Manhattan, numa referência direta aos ataques que derrubaram as Torres Gêmas em 11 de setembro de 2001. O texto do filme diz: “O Tsunami matou cem vezes mais pessoas que o 11 de setembro. O planeta é brutalmente poderoso. Respeite. Preserve”.

Na carta, Valente diz que o comercial foi feito por um grupo de jovens profissionais da agência para enfatizar a força da natureza. “Reconhecemos que esses – anúncios e filme – jamais deveriam ter sido aprovados por alguém nesta agência, nunca deveriam ter sido propostos ao cliente, veiculados em qualquer lugar ou sido submetidos a prêmios”.

A campanha foi inscrita pela DM9DDB no Festival de Cannes, mas não chegou a ser incluída entre as finalistas do festival.

Via IDG Now.

2 comentários:

Miguel disse...

Polêmico? criativo? impactante? Pode ser... Na minha opinião abre espaço para uma interpretação que antipatiza os EUA e tira o foco da questão maior que é a preservação da natureza. Sob esse aspecto não é boa comunicação, independente dos méritos envolvidos.

Mondo Gatto disse...

Credo... achei de extremo mal gosto. Quando a propaganda choca, eu retiro meu time de campo.
Até tremi. Isso não se brinca.