sexta-feira, 13 de março de 2009

Notícias do mundo inteiro

Há quase um ano, foi inaugurado nos Estados Unidos, num moderno prédio entre a Casa Branca e o Congresso americano, o Newseum, um museu dedicado ao jornalismo. Com sete andares, 15 anfiteatros, 14 galerias e dois estúdios de TV, a proposta do espaço é ser o maior museu interativo do mundo.
Para isso, a instituição disponibiliza em seu site a seção Today´s First Pages, na qual o internauta pode visualizar capas de jornais e impressos de mundo inteiro. São 757 primeiras páginas de diários de 69 países, do norte-americano New York Times ao iraniano Jam-e-Jam, passando por 62 noticiosos brasileiros. A consulta pode ser feita a partir de um mapa que divide as publicações por continentes.
O Newseum recebe, diariamente, cerca de 500 capas digitalizadas de jornais de todo o mundo, das quais são selecionadas 80 publicações para serem ampliadas e impressas para exibição na galeria do museu. O objetivo da iniciativa, segundo comunicado no site, é promover um melhor entendimento público sobre o jornalismo, pois a primeira página pode revelar muita informação sobre a publicação e a comunidade noticiada.

*Dica do Nós da Comunicação

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa Andréia, que legal esse museu! não sabia da existência dele, vou agora mesmo visitar o site! como sempre adoro seus posts! parabéns!