sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Tertúlia Virtual - Água

Bastaram dois átomos de hidrogênio (H2) e um átomo de oxigênio (O) para a vida acontecer neste planeta que, apesar de inundado, curiosamente chama-se Terra. São 1,6 bilhões de Km3 cobertos de água, mas apenas 3% é doce. Muito pouco para um lugar habitado por seres cujo corpo é formado em 70% por água.
Predadores por natureza, aqueles que se auto-denominam "humanos" agora preocupam-se com o que virá pela frente. Em 22 de março de 2002, a ONU apresentou ao mundo a Declaração Universal dos Direitos da Água, com o "objetivo de atingir todos os indivíduos, todos os povos e todas as nações, para que todos os homens, tendo esta Declaração constantemente no espírito, se esforcem, através da educação e do ensino, em desenvolver o respeito aos direitos e obrigações anunciados e assumam, com medidas progressivas de ordem nacional e internacional, o seu reconhecimento e a sua aplicação efetiva".
Mas as torneiras continuam abertas.

Declaração Universal dos Direitos da Água
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.
Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

5 comentários:

Mondo Gatto disse...

perdiiiiiiiiiiiii a data... esqueci do post sobre a água. magoei... :(

Ricardo Soares disse...

vc é esotérica quando se manifesta , por exemplo, contra a guerra na ossétia do sul, quando se questiona para onde caminha a humanidade...e de certa forma quando se manifesta sobre os destinos de nossa água...kisses e obrigado por sua visita...

Tertúlia Virtual disse...

Andréa,

eu sabia que ESSA GATA acabaria caindo n´água...
Obrigado pela participação no TERTÚLIA.

Bjs

Jorge Pinheiro disse...

Tema difícilpara gata! Julguei que ia desvendar em primeira mão porque gato tem medo de àgua...?
As nossas participações completam-se. Foi boa essa mais político-ecológica. Era bom que fosse lida e cumprida.
Beijos.

Francine Esqueda disse...

Déa...
Que maravilha!... depois alguns dias sumida, muito trabalho e muitos compromissos, chegar aqui e ler tantos comentários simpáticos e elogios... Nem sei como agradecer...
Adorei seu post: Dá pra trabalhar com meus alunos... E com certeza é o que vou fazer! Muitos beijos e ótima semana!