quinta-feira, 17 de julho de 2008

Números esclarecedores

Os resultados do último levantamento do Tribunal Superior Eleitoral sobre o número de eleitores no Brasil revela uma preocupante realidade: dos 128.805.829 brasileiros aptos a votar em outubro – esse total não leva em consideração os dados do Distrito Federal, que não terá eleições municipais – apenas 3,49% possuem ensino superior e 6,2% são analfabetos.
Os números são vergonhosos, mas também esclarecedores. Afinal, se não fossem eles, os atuais ocupantes do Planalto e do Congresso Nacional não estariam onde estão.

2 comentários:

Gabriella Santos disse...

Olá, amiga.
É bom ter um tempinho pra visitar os amigos, já estava com saudade.
Realmente os dados são vergonhosos, mas acredito que quando a maior parte da população tiver acesso a uma formação crítica de qualidade, os resultados serão outros, bem diferentes.
Um grande beijo e até a próxima.

Anônimo disse...

Andréa, sempre analisei esses números porque há vejo um lado controverso que queima meus neurônios. Por incrível que possa parecer, este governo que aí está, inclusive a composição do atual Congresso, devemos aos votos de um significativo contingente de pessoas que se julgam esclarecidas politicamente. É um grupamento, a meu ver, que tem uma escolaridade média, que participa de alguma forma da vida nacional, que paga toda essa carga escorchante de impostos e, por pertencer aos diversos níveis da classe média, sente a ausência de retornos. Anos atrás já houve pesquisa específica aqui em Curitiba, no ambiente universitário e o resultado foi desanimador: 79% apoiava Lula. O Brasil é mesmo complicado.

Amiga, linkei seu blogue no Infinito Positivo. Abraço.

Ery Roberto
www.infinitopositivo.blogger.com.br