domingo, 6 de julho de 2008

O cão mais feroz do mundo

Não se deixe enganar. Por detrás dessa irresistível carinha de bonzinho pode se esconder uma fera. É o que garantem os pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Segundo eles, as raças mais agressivas do mundo são dachshund, chihuahua e jack russell terriers.
O resultado da pesquisa realizada por eles foi divulgado na última edição da publicação científica Applied Animal Behavior Science e afirma que um em cinco dachshunds, também conhecidos como cães salsicha, já atacou ou tentou atacar estranhos, e um em 12 dos salsichas já atacou os próprios donos. O estudo ouviu 6 mil donos de cães de 30 raças diferentes e mostrou que as raças que mais tendem a atacar humanos são dachshund e chihuahua. Já os cães menos agressivos são golden retrievers, labradores, são bernardos, britanny spaniels e greyhounds.
Os "bad boys" caninos, como pitt bulls e rottweillers, ficaram na média de agressividade canina ou até abaixo, no que diz respeito a ataques contra estranhos. Para os pesquisadores, as raças menores tendem a ser mais agressivas do que as maiores.
A diferença nos resultados dessa pesquisa para outros levantamentos sobre agressividade canina pode se dever ao fato de normalmente serem usadas estatísticas médicas de ataques a mordidas. Como os ataques de cães maiores costumam causar ferimentos mais graves que os menores, estas estatísticas poderiam estar distorcidas, afirmam os acadêmicos americanos.
Sendo assim, da próxima vez que você passar pela rua por uma ferinha dessas, muito cuidado. Eu mesma já tive um salto de bota instantaneamente devorado por um salsichinha.

* Texto baseado em reportagem da BBC Brasil

5 comentários:

Emily disse...

achei um ABSURDO essa pesquisa,� se pode comparar a mordida ou q seja um ataque de dash com c�es de porte maior q est�o na lista dos 10 mais ferozes,o estrago desses outros c�es com certeza � mto maior e na maioria das vezes at� fatal.Tenho um dash,q � um doce,s� � DESCONFIADO,com pessoas q � conhece,disse DESCONFIADO,e N�O AGRESSIVO.
Emily

Anônimo disse...

essa lista nao tem o menor sentido...os dash podem ser desconfiados,mais mesmo se atacarem o estrago nem se compara ao de caes de porte maior...essa pesquisa nao ta com nada...
RIDICULOOO

Anônimo disse...

Gente, o meu daschund é o cão mais fofo do mundo !!! Ele é amoroso e protege os donos com muito afinco, mas isto não pode ser traduzido como agressividade. Também acho, RIDICULA esta pesquisa !!! Se um daschund lutar com um pitbull, quem será que ganhará ..... ?????

Gui

Andréa Blois disse...

Aviso aos navegantes: tb achei a pesquisa sem pé nem cabeça, por isso ela veio parar aqui. Voltem sempre. O blog precisa de comentaristas indignados como eu!

Anônimo disse...

Eu tenho um cachorro desta raça e concordo plenamente com a matéria, o meu cachorro é super mal humorado e não respeita nem os próprios donos, e a matéria foi clara em escrever que eles estavam levando em conta os cães que atacam o próprio dono, e realmente este adora atacar os donos..