sábado, 2 de agosto de 2008

O mar quando quebra na praia é bonito...

"A última e formidável ressaca que devastou e destruiu grande parte da Avenida Beira-Mar merece considerações especiais que não posso deixar de fazer. (...) Os grosseiros homens do nosso tempo, homens educados nos cafundós escusos da city londrina ou nos gabinetes dos banqueiros de Wall Street, não lhe quiseram ver a grandeza (do mar) e trataram de explorá-lo. De há muito que ele havia marcado os seus limites com a terra; de há muito ele dissera a esta: o teu domínio pára aí e daí não passarás. (...) Tais homens, porém, a pretexto de melhoramentos e embelezamentos (...) trataram de estrangulá-lo, de aterrá-lo com lama.
O mar nada disse e deixou-os, por alguns meses, enchê-lo de lama. Um belo dia, ele não se conteve. Encheu-se de fúria e, em ondas formidáveis, atira para a terra a lama com que o haviam injuriado."

Crônica de Lima Barreto na revista Careta, em 1921.


Ressaca na Avenida Beira-Mar (RJ), em 1910

A ressaca na Avenida Beira-Mar vista do alto

A ressaca invade o cais do Mercado Municipal

A grande ressaca na praia do Flamengo, em 8 de março de 1913, que isolou o Palácio do Catete.

Em 1921, a ressaca na Avenida Atlântica, em Copacabana, destruiu a calçada.

Já na década de 60, o mar bate às portas do Copacabana Palace e do famoso Edifício Chopin (ao lado)

Ainda em Copacabana, nos anos 60

2 comentários:

Francine Esqueda disse...

Olá?!! Aproveitando o fim de semana??
Espero que sim!
Eu estou atolada de trabalho e compromissos, por isso passo rapidinho, para dar aquela fuçada básica e agradecer sua super visita.
Ótima postagem!!!!!!
Beijos e...
Aproveite o domingão

Mondo Gatto disse...

Oi Andréa! Meu pai tem fotos desta ressaca... vou tentar achar e mando para você dar uma olhada. As fotos estão muito boas e dá para ter uma noção da braveza do mar! Até +