quarta-feira, 18 de junho de 2008

As sem razões do amor


Para o PiR, que implica quando o post é uma poesia (sim, Pierrot, apesar de pit, eu sou mulherzinha), e para o Bruno, que gosta de colaborar quando esse é o tema. Deixando só uma ressalva ao poeta: não é possível haver amor a nada. Assim como defende Flávio Gikovate, no livro "Uma História do Amor com Final Feliz", acredito que o amor, para existir, precisa de uma segunda pessoa, um "objeto de desejo".

Eu te amo porque te amo.
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.
Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.
Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga, nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.
Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.

Carlos Drummond de Andrade

3 comentários:

eunumundo disse...

Resolvi ousar e agora vou contribuir com um poema meu. Não sou (ainda...rs) um Jacinto, mas vai assim mesmo. Este foi escrito no calor que uma paixão que agora vive no passado.

Bjs,

Bruno

“Teu corpo é pele exata para o meu
O seu beijo insiste em tirar meus pés do chão
E assim, perdido por entre horas sem importância
Navego em cada linha eterna de tua beleza
Buscando os segredos profundos de tua pele
Para gravá-los para sempre em mim.”

Andréa Blois disse...

Uau! Pelo jeito, é bom o Jacinto começar a se preocupar com a concorrência.

eunumundo disse...

Obrigado pelo elogio, mas ainda tenho que comer muito arroz com feijão para chegar ao nível do Jacinto...rs

Vou aproveitar para sugerir "A Banda" como dica de cinema para o final de semana. Vi o trailer e achei a história pra lá de original, o que é coisa rara hoje em dia.

Beijos e um ótimo final de semana!

Bruno