segunda-feira, 9 de junho de 2008

A tirania das algemas

Recebi hoje do meu pai o artigo "A Tirania das Algemas", escrito por ele para o Portal Nacional dos Corretores de Seguros. No texto, ele questiona a legalidade do indiscriminado uso de algemas pelas polícias federal e militares de todo o Brasil, citando como exemplo o episódio da expulsão do jogador do Botafogo em Recife e a tentativa da polícia local de algemá-lo em campo.
"Que perigo para a sociedade poderia causar um atleta de chuteiras naquele instante? Nenhum. E por que a tentativa de colocar as algemas num jogador excluído da partida? Porque “o uso do cachimbo faz a boca torta”. Não importa se se trata de empresário, político, jogador de futebol ou meliante da pior espécie, a moda agora é algemar. Até no Tribunal do Júri há notícia de presos mantidos sob algemas durante o julgamento, nada obstante estarem ladeados por soldados das Polícias Militares dos estados", diz.
Para concluir, ele lembra que a legislação relativa ao assunto "propõe muita cautela no uso de algemas, inclusive a chamada Lei de Abuso de Autoridade (Lei nº 4.898/65), que proíbe a submissão do preso a vexame ou constrangimento não autorizado por lei" e pede aos parlamentares um esforço para regulamentar a matéria.
Sendo assim, senhoras e senhores, se a moda é algemar, aproveitem essa semana de Dia dos Namorados para usar a imaginação e brincar à vontade, antes que a lei proíba de vez.

Nenhum comentário: