sexta-feira, 6 de junho de 2008

Zzzzzz

De acordo com reportagem da BBC Brasil, cientistas da Universidade de Swansea, no País de Gales, desenvolveram um exame genético capaz de identificar o padrão de sono de uma pessoa apenas com uma raspagem da bochecha. Segundo os pesquisadores, o ciclo natural do sono, conhecido como ritmo circadiano, é controlado por diversos genes, responsáveis pela produção de ácidos ribonucléicos (RNA). Os níveis de ácidos ribonucléicos produzidos por esses genes indicam o quão ativos eles estão em horas diferentes do dia. O teste apresentado se concentra no gene REV-ERB, que seria o responsável pelo estado de vigília do corpo humano e que tem seu pico de produção de RNA às 16h.
Ao analisar o horário do pico de atividade do gene REV-ERB em cada pessoa, seria possível identificar o seu cronotipo, ou seja, se uma pessoa é mais propensa a acordar cedo ou a varar a noite. "Se o pico de atividade do REV-ERB é antes das 16h, isso indicaria que a pessoa tem tendência a acordar cedo, já se o pico acontece depois das 17h, isso seria uma indicação de hábitos mais noturnos", explica Sarah Forbes-Robertson, da equipe de cientistas.
Então está explicado: o que me deixa pilhada à noite e me tira o sono não é o trabalho e sim a genética. Pode até ser, mas acho que o tal REV-ERB também tirou uns dias de férias, porque já estou com um soninho... Para você que fica, uma boa nooiteeee.

Nenhum comentário: